Notícias:

Alergia e exercício

A prática de exercício pode ser um fator desencadeante de alergias. Uma das manifestações mais comuns seria a urticária colinérgica, o surgimento de pontos vermelhos pelo corpo, que coçam muito. Surgem durante o exercício e desaparecem quando há a diminuição da temperatura corporal.

Outro tipo de manifestação é a alergia alimentar induzida por exercício quando se faz necessária a associação da ingestão de um alimento específico e exercício. Se a pessoa só comer o alimento em questão ou só praticar o exercício não há manifestação. Nestes casos o quadro costuma incluir placas vermelhas pelo corpo e pode haver falta de ar, chiado e queda da pressão, configurando uma reação mais grave e até com risco de morte.

Nos dois casos é consulta do alergologista é importante. No primeiro, é possível o controle dos sintomas com antialérgicos oferecendo assim uma melhor qualidade de vida e, no segundo, a investigação do alimento envolvido para se evitar a crise e a prescrição de medicamentos para eventuais crises anafiláticas acidentais são fundamentais.

Categoria: | De: 29 de novembro de 2016
© Clínica de Alergia São Paulo - Todos os direitos reservados