O alergologista é o médico especialmente treinado para investigar e tratar as doenças alérgicas. Para tornar-se um profissional dessa área, o médico tem que completar vários anos de treinamento. Sendo o especialista mais qualificado para manejar eficazmente as doenças alérgicas e realizar, com segurança, os testes alérgicos.
Antigamente a alergia era considerada uma doença rara, na maior parte das vezes só relacionadas a picadas de insetos. Ao longo dos anos, nos deparamos com um número crescente nas doenças alérgicas, principalmente as alergias respiratórias, alimentares e cutâneas, alguns fatores como crescimento populacional, alterações dos hábitos alimentares e a urbanização têm sido responsabilizados por este aumento de incidência. No Brasil, estima-se que uma em cada três pessoas sofram com as doenças alérgicas.
A alergia ocorre devido a uma reação imunológica alterada após o contato com a substância à qual o indivíduo desenvolveu sensibilidade. Espirros, coceira, inchaços, vermelhidão na pele, dificuldade respiratória, cólicas e diarreias são alguns dos sinais que o corpo pode emitir para indicar que você tem alergia.
A consulta e o acompanhamento com o alergologista visam a melhora da qualidade de vida dos pacientes e alivio dos sintomas alérgicos. A identificação do agente causador da alergia, através de um diagnóstico preciso é fundamental para a prevenção dos fatores de risco e desencadeantes de crises. O tratamento específico pode reduzir a frequência e a intensidade das crises alérgicas. O impacto positivo do tratamento adequado da alergia vai além da melhora na vida desses pacientes quando computamos os dados da redução de faltas a escola e/ou ao trabalho e visitas ao Pronto Atendimento ou até mesmo internações hospitalares.