Notícias:

Orientações sobre Patch Test

Patch Test ou Teste de alergia de leitura tardia ou Teste de Contato é um teste indicado na investigação de casos específicos com suspeita de alergia de contato.

Podemos verificar a sensibilização a componentes químicos de cosméticos, esmaltes, tintura de cabelo, produtos de limpeza, medicamentos tópicos – pomadas e cremes, derivados da borracha, metais, entre outros.

O teste é realizado na pele, geralmente na região das costas e é indolor. Porém, é possível que haja reação local – com incômodo e coceira.

É um teste que necessariamente exige a presença do paciente no local do procedimento por 3 vezes na semana, com intervalos de 2 dias, seguindo a seguinte rotina:

  1. Dia 1) Este é o dia marcado para a aplicação do teste; sempre na  segunda-feira, realizamos uma consulta para avaliação médica antes de iniciar o teste. Se não houver contraindicações, o teste é então aplicado pela nossa enfermeira habilitada, sob a supervisão do especialista em Alergologia. Neste dia são aplicados adesivos na região dorsal para que as substâncias a serem tesyadas permaneçam em contato com a pele do paciente por 48 hs. O paciente vai para casa com o adesivo nas costas e não deverá molhar, tomando todo o cuidado para que o adesivo permaneça no local aplidado.

 

  1. Dia 2) Na quarta-feira, o paciente terá que retornar na clínica para que o adesivo seja retirado e o médico faça a primeira leitura. Esta leitura é intermediária e ainda não é o resultado definitivo!

 

  1. Dia 3) Na sexta-feira, o paciente terá que retornar na clínica para que o médico realize a última leitura e entrega do resultado para o paciente.

 

Como você percebeu, é um teste bastante trabalhoso e delicado, que dura a semana quase inteira. Neste período, o paciente tem que ter a disponibilidade de retornar na clínica nos dias marcados, caso contrário não será possível realizar o laudo.

Além disso, sugerimos que o paciente tome banho e lave os cabelos antes da aplicação e não molhe diretamente a região em que o teste foi aplicado. O paciente deverá evitar exercícios que causem transpiração excessiva e esportes aquáticos.

Para realiza-lo, o paciente não deve ter lesões ativas na pele, não ter feito uso de corticoides via oral nos últimos 30 dias, não fazer uso de imunossupressores e não passar pomadas / cremes na região das costas.

Realizamos Testes de Contato para as baterias: Padrão / Cosméticos / Unhas / Regional / Capilar / Anti-inflamatórios e Infantil.

Realizamos testes solicitados pelos Médicos de nossa equipe e também testes solicitados por médicos externos, sempre seguindo o nosso protocolo para a maior segurança dos pacientes!

Categoria: | De: 9 de março de 2020
© Clínica de Alergia São Paulo - Todos os direitos reservados