Notícias:

Asma e COVID 19

A asma é uma doença crônica, altamente prevalente no planeta, acomete mais de 4,4% da população mundial; variando de 2% até 21%, dependendo do país pesquisado.

Neste momento, em decorrência da Pandemia do novo vírus, SARS-Cov-2 houve uma preocupação maior em estudar o grupo de pacientes portadores de asma que havia adquirido a doença COVID-19, uma vez que as complicações pulmonares desta doença constituem um dos fatores mais importantes que determinam a sua gravidade.

Assim sendo, muitos estudos foram desenvolvidos na tentativa de esclarecer se o grupo de pacientes portadores de asma apresentava mais chance de adquirir a doença ou até mesmo evoluir de forma não satisfatória ao adquirir a COVID19.

Em outras palavras, os estudos tinham como objetivo esclarecer se os pacientes portadores de asma teriam ou não, mais chance de contrair a COVID19 e caso fossem infectados se haveria mais chance de evoluir com gravidade.

Além da preocupação em estabelecer parâmetro entre a suscetibilidade e gravidade, alguns estudos pesquisaram, também, como se comportava o controle das crises de asma caso o paciente viesse a contrair COVID19.

Após análise de vários resultados publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais chegou-se a algumas conclusões que podemos relatar aqui de forma bastante objetiva:

  1. A asma não constituí um fator que caracterizasse aumento na predisposição para adquirir COVID19
  2. A asma controlada não determina risco aumentado para evolução com gravidade caso o paciente venha a adquirir COVID19
  3. A COVID19 pode atuar como gatilho no desencadeamento de crise de asma.

Desta forma, é muito importante saber que o paciente portador de asma deve seguir as mesmas recomendações estabelecidas pela OMS, com relação aos cuidados preventivos para o enfrentamento da Pandemia de COVID19 que assola o planeta, ou seja:

  1. Higienização constante das mãos
  2. Uso de mascaras
  3. Distanciamento social
  4. Evitar ambientes fechados e aglomerações

 

Para os pacientes portadores de asma podemos incluir, de forma enfática

 

OS MEDICAMENTOS DE USO CONTINUO NÂO DEVERÂO SER INTERROMPIDOS

MANTENHAM O ACOMPANHAMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO

Categoria: | De: 15 de abril de 2021
© Clínica de Alergia São Paulo - Todos os direitos reservados