Desde março estamos no outono e com o início da estação já percebemos mudanças no clima, com quedas de temperatura ao final da tarde, tempo mais seco, redução nas chuvas e alteração na umidade relativa do ar.

Com estas mudanças climáticas as doenças alérgicas, principalmente respiratórias tendem a exacerbar, aumentando a procura de atendimento em Pronto Socorros e também aumentando a procura pelos especialistas.

As doenças respiratórias mais prevalentes nesta época do ano são a rinite alérgica e a asma. Os pacientes com rinite apresentam sintomas como obstrução nasal, coceira em nariz e garganta, espirros e às vezes também episódios de sangramento nasal. Quem apresenta rinite também pode apresentar sintomas oculares associados, que chamamos de rinoconjuntivite alérgica. Já os pacientes com asma podem apresentar exacerbações nas mudanças bruscas de temperatura, com tosse, falta de ar, chiado no peito. Aumenta-se a procura aos Pronto Socorros e eleva-se também o número de hospitalizações.

Para evitar que isso aconteça é recomendável ao paciente alérgico que mantenha seu acompanhamento frequente com seu médico alergologista, para que siga as orientações dadas e tenha já um plano de tratamento e de exacerbações de crises, assim evita-se uma internação e melhora-se a sua qualidade de vida.

Ressaltamos algumas dicas para esta época:

– lavagem nasal com soro fisiológico

– evitar exposição aos alergênicos

– uso de bacia ou toalha úmida no quarto

– ventilar o ambiente

– procurar o especialista