As doenças alérgicas respiratórias tendem a exacerbar na época do inverno. Isto porque o clima frio e seco irrita as vias respiratórias, provocando uma piora dos sintomas nasais.

A rinite alérgica é uma doença crônica que leva à inflamação do nariz, tendo como principais sintomas a obstrução nasal, coriza, espirros e coceira nasal. Muitos pacientes com rinite também se queixam de coceira no  ouvido e garganta, sangramento nasal e dor de cabeça, além de poder evoluir para uma complicação comum que é a sinusite.

A procura pelo especialista geralmente aumenta nesta estação do ano, pois o ambiente fica mais fechado, o paciente sente piora dos sintomas nasais podendo ocorrer também sangramento nasal.

Quando o paciente procura o alergista para a avaliação da sua rinite alérgica, o mais importante é identificar, pela sua história, os agentes mais importantes que ocasionam uma piora dos seus sintomas  (pó, mofo, cigarro, odores, fumaça, pêlos de animais, clima, mudança de temperatura), além disso, outro fator importante é checar se alguém da família apresenta história de alergia ou sintomas de rinite. O alergista poderá confirmar o diagnostico da alergia através de testes alérgicos e/ou exames laboratoriais específicos.

Você que tem Rinite Alérgica siga aqui nossas dicas para conviver com este clima terrível:

– O uso de soro fisiológico em spray com frequência

– Manter a casa limpa e arejada, abrindo janelas, limpeza com pano úmido

– Beba muita água

– Evite o contato com animais domésticos

– Fique longe de fumaça de cigarro e cheiros fortes

– Procure o seu medico Alergologista e siga suas orientações para melhorar sua qualidade de vida