Urticária é uma manifestação da pele caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas que coçam. Podem ser chamados de vergões ou urticas. Elas surgem em qualquer parte do corpo e podem ser pequenas, isoladas ou se juntarem e formar grandes placas. As lesões geralmente aparecem e desaparecem em até 24 horas sem deixar marcas na pele. Pode ocorrer em qualquer idade.

A coceira causada pela urticária é de intensidade variável e pode ser baixa ou alta, muitas vezes prejudicando o trabalho e/ou o sono. Ela pode ainda ser acompanhada de inchaço de mucosas (pálpebras, olhos, lábios e língua) sendo este denominado angioedema.

O angioedema algumas vezes, causa dificuldade para respirar (se acometer mucosas respiratórias causa risco de morte) e pode durar mais de 24 horas. Existe uma complicação deste quadro chamada anafilaxia, na qual a reação envolve o corpo todo, causando náuseas, vômitos, queda da pressão arterial e edema de glote (garganta) e dificuldade para respirar. Esses casos são graves e precisam de atendimento de emergência.

Existem diversos modos de se classificar a urticária, como quanto ao tempo de duração e quanto a causa.

Em relação ao tempo podem ser agudas (até 6 semanas) ou crônicas (sintomas por mais de 6 semanas). Já quanto a causa, são divididas entre urticária induzida (quando é induzida por fator identificado, como drogas, alimentos, infecções, calor, frio, sol, água, pressão) e urticária espontânea (quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática)

O diagnóstico da urticária e do angioedema são feitos principalmente pela história detalhada da doença e pelos sinais e sintomas que o paciente apresenta. Alguns exames laboratoriais, como os de sangue, de fezes e de urina, são solicitados para tentar identificar a causa da urticária ou encontrar doenças associadas. Quando a etiologia não é encontrada, o diagnóstico é de urticaria crônica espontânea.

O tratamento da urticária visa eliminar completamente os sinais e sintomas da doença. Para isso faz se o uso de medicamentos indicados pelo Alergista, portanto, consulte seu médico.